Não deixe a arrogância atrapalhar seu talento

Adriana Ferrareto - Edição #007

Não entendo, sempre me preparo meticulosamente para as reuniões, faço pesquisas aprofundadas e trago informações relevantes. Afinal, contra fatos e dados não há argumentação, não é mesmo? No entanto, não consigo ser compreendido; as pessoas não me entendem. Como isso é possível?

Essas foram as declarações de um executivo com quem trabalhei em um processo de coaching há algum tempo. Esta pessoa, inteligente, tinha uma paixão por investigar as causas e os porquês das situações, sem deixar escapar detalhe algum.

No entanto, o gestor e o RH da empresa que me contrataram para realizar o coaching percebiam algo diferente: uma certa arrogância nas reuniões, uma postura crítica exacerbada, como se estivesse constantemente tentando provar que estava certo, e todos os outros, errados.

Eles relatavam que ele não aceitava bem o feedback, além de não perceber o impacto negativo que sua atitude causava nos demais.

Mas por que ele tinha uma percepção de sua capacidade analítica super positiva, enquanto os demais não viam da mesma forma?

mesmo que esteja certo(a), não seja arrogante

Mentalidade Fixa

Este tópico é tão relevante que se tornou objeto de estudo de pesquisadores interessados em entender as bases do comportamento humano.

Carol Dweck, uma renomada psicóloga, observa: "Alunos que são bem dotados e talentosos, e que recebem constantes elogios, estão entre os que mais correm o risco de desenvolver uma mentalidade fixa, permanecendo estagnados. Isso ocorre porque são elogiados pelo que são (talentosos e bem dotados) em vez de pelo que fazem (o impacto que geram)" - (Dweck, 2006; 2013).

Associando isso ao caso do meu cliente, ele provavelmente foi elogiado por sua abordagem lógica e crítica, por seu pensamento objetivo. Acostumado a ouvir o quanto isso era positivo, ele aprendeu que, para manter essa impressão intacta, deveria evitar ouvir os outros sobre o impacto negativo que suas ações imaturas poderiam ter.

Temem e evitam o feedback, pois isso pode prejudicar sua preciosa autoimagem positiva. Podem se sentir melhor no curto prazo, mas ficarão rapidamente para trás na performance real

Dweck, 2006; 2013

Isso fomenta uma mentalidade fixa, impedindo a pessoa de se expor à opinião alheia e à possibilidade de aprender com os fracassos.

Foi necessário que eu, alguém externo à organização, pudesse evidenciar como funcionavam os talentos dessa pessoa e as barreiras que estavam impedindo seus relacionamentos na empresa e seu crescimento profissional.

Descobrir seus talentos é apenas o começo da jornada. É fundamental maximizar o uso adequado desses talentos e compreender profundamente como funcionam.

é preciso saber que você vai encontrar barreiras aos seus talentos

Talento Analítico Imaturo e Suas Barreiras

Os talentos podem às vezes tornar as pessoas vulneráveis a seus próprios pensamentos e comportamentos, bem como às perspectivas alheias. Quando um talento ainda não está maduro, pode encontrar barreiras.

Uma barreira ao talento é um termo usado para descrever quando um talento é erroneamente subestimado e rejeitado como uma fraqueza.

Consideremos as barreiras ao talento analítico e suas vulnerabilidades:

  • Buscam fatos e dados para chegar a uma conclusão única.

  • Servem ao ego: "Eu estou certo e você está errado!"

  • A conclusão é cientificamente certa e a sua é baseada em "achismo".

  • Tendem a ter dificuldade em perceber que situações envolvendo sentimentos e emoções não são necessariamente mensuráveis com dados.

  • São excessivamente críticos.

  • Podem se paralisar pelo excesso de análise.

  • Fazem muitas perguntas.

  • Podem ser indelicados, ríspidos e resistentes.

  • Nunca estão satisfeitos com a resposta.

O cérebro é uma máquina de fazer conclusões precipitadas.

Kahneman, 2013:79

Para não se precipitar nas conclusões, sugeri a meu cliente que fizesse anotações e começasse a "pensar sistematicamente" sobre as barreiras acima.

Ao tentar explicar suas próprias barreiras aos talentos, percebeu lacunas em sua linha de raciocínio, a falta de coerência entre o que pensava e como transmitia essas ideias para as pessoas.

Quando compreendeu essas barreiras, muitas coisas começaram a fazer sentido. Ele começou a se perceber de uma forma muito semelhante a como as pessoas o viam. Finalmente entendeu o impacto que causava nas pessoas, mesmo sendo alguém com tanto talento.

Mas como fazer para tornar um talento maduro? Continue lendo…

Cadastre-se para continuar lendo

Meu conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar e confirmar seu email para desbloquear todas as publicações.

I consent to receive newsletters via email. Terms of Use and Privacy Policy.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.