- Adriana Ferrareto
- Posts
- 4 Pilares de Liderança que Transformam
4 Pilares de Liderança que Transformam
Adriana Ferrareto - Edição #021

Esta é a sua carta semanal, trazendo reflexões, provocações e descobertas sobre o desenvolvimento pessoal e profissional. Um espaço dedicado a quem busca explorar e maximizar seus talentos, transformando a maneira como vive e trabalha. Seja bem-vinda(o) a um momento de pausa e inspiração.
Você já ouviu falar de uma pesquisa da Gallup realizada em 52 países? Ela mostrou que a maior expectativa das pessoas em relação aos seus líderes é a esperança.
No estudo de liderança de 2024, a Gallup perguntou a adultos de todo o mundo:
Qual líder tem o impacto mais positivo no seu dia a dia?
Em seguida, pediu que escolhessem três palavras que melhor descrevessem o que essa pessoa traz para suas vidas.
Uma análise de respostas abertas descobriu que as três palavras que as pessoas usam com mais frequência para descrever os líderes mais positivos em suas vidas estão relacionadas à esperança.
Líderes que inspiram um futuro melhor realmente fazem a diferença na vida de suas equipes.
E não é só isso: confiança, compaixão e estabilidade também são fundamentais.
Mas por que isso é importante?
Bem, 34% das pessoas afirmam que alguém do trabalho, como um chefe ou colega, é a figura de liderança que mais impacta seu dia a dia, quase tanto quanto os familiares, que representam 44%. Isso mostra o quanto os líderes empresariais são essenciais para o bem-estar dos profissionais.
Esses funcionários “esperançosos”, segundo a Gallup, têm mais probabilidade de prosperar e de reduzir o seu sofrimento.

Os 4 pilares de uma liderança que impacta vidas
Esperança (56%)
Representa mais da metade das características valorizadas. É a capacidade de oferecer uma visão de futuro clara, realista e inspiradora.Estimula cada pessoa a enxergar possibilidades, especialmente em tempos de mudança.
Confiança (33%)
Envolve manter a coerência entre o que se fala e o que se faz. Quando a equipe percebe que pode contar com você, a produtividade e o engajamento aumentam.Cria um ambiente seguro, onde as pessoas sentem liberdade para contribuir e se desenvolver.
Compaixão
Significa demonstrar cuidado genuíno pelo outro. Pode ser algo simples, como perguntar “Como você está?” e realmente ouvir a resposta.Faz com que as equipes se sintam reconhecidas não só como profissionais, mas também como seres humanos.
Estabilidade
É a sensação de segurança, de ter processos claros e um ambiente previsível o suficiente para que as pessoas possam se concentrar em trabalhar e inovar.Garante o equilíbrio necessário para as pessoas lidarem com desafios sem perder a motivação.
Quando essas necessidades são atendidas, o sofrimento (físico, emocional ou mental) diminui consideravelmente, e a sensação de bem-estar (ou “prosperidade”) aumenta.
Como aplicar na prática
Demonstre a direção a seguir
Tenha metas claras, compartilhe resultados e mostre o progresso do time. Reforce como cada pessoa contribui para um futuro melhor.Mantenha a coerência
Suas ações falam mais alto do que suas palavras. Se você diz que valoriza a saúde mental, por exemplo, dê espaço para conversas de apoio e pratique horários equilibrados de trabalho.Pratique empatia todos os dias
Às vezes, basta dedicar alguns minutos para ouvir o que o outro tem a dizer. E se tiver condições, ofereça ajuda ou oriente sobre onde a pessoa pode encontrar soluções.Crie processos e rotinas que promovam estabilidade
Quando todo mundo sabe o que se espera dele e como o trabalho será avaliado, a ansiedade diminui. Se algo mudar, explique o motivo e o impacto disso, para ninguém se sentir “perdido”.Use ferramentas de escuta ativa
Pesquisas de clima, conversas individuais e até enquetes rápidas podem mostrar como o time se sente e quais pontos podem ser melhorados.
Por que agora?
Vivemos um momento de transição em muitas áreas: trabalho híbrido, inovações tecnológicas e mudanças rápidas nos negócios.
Tudo isso afeta a forma como as pessoas se sentem e se relacionam com o trabalho. Os resultados da Gallup mostram que oferecer esperança, confiança, compaixão e estabilidade não é apenas “legal de ter”, mas uma necessidade real de quem está do outro lado da liderança.
Além disso, esses quatro pilares se refletem diretamente na retenção de talentos e na criação de uma cultura organizacional mais saudável e produtiva. Afinal, pessoas que se sentem bem cuidadas tendem a cuidar melhor do negócio.
Gostaria de saber mais sobre Coaching de Pontos Fortes? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
1 coisa pra lembrar:
A força de uma liderança está em quatro pilares: Esperança, Confiança, Compaixão e Estabilidade.
Aprofunde mais:
Se você quiser se aprofundar mais, recomendo ler a pesquisa completa da Gallup ou entrar em contato para conversarmos sobre estratégias personalizadas.
Assim, poderemos juntos criar um ambiente em que as pessoas se sintam acolhidas, motivadas e capazes de alcançar grandes resultados — para elas mesmas e para a organização.
Com carinho,
Adri
Especialista em desenvolvimento de lideranças, carreiras e equipes por meio dos talentos.
Meus cinco principais talentos: empatia | excelência | input | intelecção | conexão
Visite meu site
Me siga no Linkedin
Ouça meu podcast Escola de Carreira
Como você avalia a edição da newsletter hoje?Seu comentário é muito importante para mim. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply